terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Areia, segunda-feira, 16/02


.
Saio de casa as 08:30. Passo a viagem até Areia conversando com minha chefe sobre o trabalho que iamos realizar, até o momento em que começamos a subir a serra. A partir daí, começamos a apreender, calados, a vista de Areia, que calada, passa a nos absorver.
.
Chego as 11:25. Procuro o sol. Lembro dele me matando em João Pessoa. O que sinto em Areia são apenas ventos refrescantes, que percorrem meu corpo, dando me as boas vindas.
.
Na verdade, ao chegar em Areia, apesar de ninguém ter se dirigido a sua pessoa, parece que toda a cidade te diz: "sinta-se em casa!". É assim que me sinto aqui. É assim que vocês se sentirão também.
.
Deixo as coisas na pousada e vou já a campo. O trabalho é árduo. Farei o cadastro fotográfico e levantamento de 400 edificações do Centro Histórico de Areia. A Pousada, como tudo naquela cidade, também é agraciada com uma bela vista para a serra. Ao Meio dia, e parece que meu quarto tem ar condicionado.
.
Começo a caminhar pelo Centro Histórico. MEU DEUS. Que coisa mais linda. Além de bela, é uma cidade intensa... movimentada... viva. A história vive e acontece naquele lugar. Como mostrado no vídeo... "AREIA RESPIRA HISTÓRIA".
.


Por mim, passaria a semana resolvendo coisas do EREA AREIA, e curtindo as milhões de maravilhas que ela tem a oferecer. A qualquer brecha, corro e tento buscar alguma coisa. Entre um levantamento e outro, corri para nossa cidade EREA. Ela estava em processo de restauro... e sua fachada, na última vez que vimos... era deteriorada e feia.
.
cidade erea antes: http://i67.photobucket.com/albums/h299/mr_keating/DSC00485.jpg
.
fantástica foi a minha surpresa, quando a paisagem avistada foi uma outra: http://www.flickr.com/photos/raony/3285677197/
.
Eu senti o EREA AREIA acontecendo ali. Vi 500 pessoas saindo e entrando, um som alto, oficinas, palestras e etc. Era um encontro perfeito. Falei com um dos funcionários da Escola. Amanhã, as 07:00, entrarei e fotografarei a situação atual interna do Casarão.
.
São 22:10. To cansadissimo. Foi um belo dia.


[Eudes Raony]

Nenhum comentário: